Catolicismo, Cristianismo, Religião, O Que É Catolicismo

· 3 min read
Catolicismo, Cristianismo, Religião, O Que É Catolicismo

Assim, é inevitável que os estilistas nascidos em países do Ocidente que  guardam relíquias católicas, principalmente Espanha, Itália e França, acabem, de forma consciente ou inconsciente, por expressar esse legado imagético em suas criações. No auge de seu poder, a Igreja criou leis que pretendiam interferir na forma como seus fiéis se vestiam. Por conta dessa influência, no final do período medieval, as mulheres vestiam-se com trajes que cobriam os cabelos e partes do rosto – características semelhantes às que ainda hoje encontramos no hábito das freiras.

"Minha mãe dizia que o Padre Cícero jogava carne para os urubus e nem eles comiam. Era pecado", relembra a aposentada Maria de Jesus Pereira. A tradição popular do jejum, ao longo dos anos, vai se alterando. A vendedora autônoma Maria Alves, por exemplo, reproduz o que aprendeu com sua mãe e, durante a Quaresma, renuncia a carnes vermelhas nas quartas e sextas. Nesta época do ano em que os católicos celebram a Semana Santa, a religiosidade popular expressa seus ritos seculares. No sertão cearense,  grupos de penitentes e de caretas circulam por ruas das cidades e por estradas de localidades rurais, mantendo viva a tradição e a cultura do lugar. A Igreja cristã nascida na Palestina, em Jerusalém, em meio ao domínio do Império Romano, se expandiu rapidamente e acabou oficializada como a religião oficial do Império no século 4, expandindo-se em toda a Europa, África e partes do Oriente até o final da Antiguidade.


Cristianismo No Brasil



As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo. Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma. A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final.


  • Quando dizia que preferia minha filha viva, eles afirmavam que isso era uma blasfêmia, que eu deveria ficar feliz em ter uma filha santa”, conta.
  • Aliás, para dar base à tese de que no século IV o Cristianismo se paganizou, J.
  • Jesus, surpreendendo seus seguidores ao caminhar sobre as águas, os convida a se juntar a ele.
  • Três mil anos antes do salvador católico nascer, civilizações antigas que habitavam a Europa e a Ásia já consideravam as árvores divinas.
  • A Igreja Ortodoxa e a Igreja Protestante buscaram conservar a essência do conceito católico nos seus fundamentos.


Diante disso, procura-se recuperar o sentido da ação católica e de sua presença institucional na sociedade brasileira por meio da sistematização de alguns estudos recentes sobre o tema.  salmo 11 3  intuito é entender - a partir da distinção entre Igreja Católica e catolicismo - as confluências dos modos de ser católico num cenário de diversificação do cristianismo e do próprio catolicismo. A palavra emergiu em registros escritos, na Igreja de Roma, pela diáspora de cristãos dispersos pela dominação romana, na altura do  século 2. Se se muda o tempo, a sociedade, o espaço, a história, a semântica muda. Contudo, nosso interesse aqui é entender em que medida a instituição Igreja Católica em particular e o catolicismo em geral exercem influência no mercado religioso brasileiro.

Qual A Diferença Entre Ser Cristão E Ser Católico?


Compreendemos que, mesmo com a diminuição da importância da instituição, se manteve a influência da cultura católica, visto que a tese da desinstitucionalização e do enfraquecimento dos vínculos cabe bem no caso da Igreja Católica, que é um exemplo concreto desse processo. Durante a Semana Santa os fiéis devem refletir a fé em suas práticas. É nessa semana que se fortalece o sentimento de caridade entre as pessoas. Exercitar as virtudes do amor, perdão, misericórdia e reconciliação que são virtudes que o ser humano precisa colocar na sua vida, exercitar isso na prática a partir da experiência de fé. “A nossa fé em Deus se traduz na nossa relação com o próximo, uma coisa está vinculada a outra. Dentro desse processo temos também os processos da renúncia, fazemos abstinência de alguns alimentos, durante toda a semana e na sexta-feira de uma forma mais forte”, explicou.