Catolicismo, Poder E Tradição: Um Estudo Sobre As Ações Do Conservadorismo Católico Brasileiro Durante O Bispado De D Geraldo Sigaud Em Jacarezinho 1947-1961

· 4 min read
Catolicismo, Poder E Tradição: Um Estudo Sobre As Ações Do Conservadorismo Católico Brasileiro Durante O Bispado De D  Geraldo Sigaud Em Jacarezinho 1947-1961

Durante a época feudal dos séculos X e XI, houve acentuada decadência da vida cristã, ocasionada, em primeiro lugar, pelas contínuas incursões dos normandos, húngaros e sarracenos, que traziam devastações, desorganização, miséria e fome para o povo. Exprime a idéia de uma igreja que pode levar a salvação a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Tem uma rígida hierarquia, centrada na autoridade do papa, que é eleito pelo colegiado superior da Igreja e o representa. Em segundo lugar, o concílio definiu a doutrina dos sete sacramentos da igreja (batismo, crisma ou confirmação, confissão, eucaristia, extrema-unção, ordem e matrimônio), além de proclamar a presença real de Cristo na eucaristia, no mistério da transubstanciação. Os cristãos acreditam que uma vez que você acreditar e ter fé em Cristo você nasce de novo. Você não tem que ser batizado para ser cristão, mas em todas as Escrituras, as pessoas recebem Cristo, então eles são batizados.



  • Embora vinculado aos interesses expansionistas do reino franco, o incremento da atividade religiosa converteu o reinado de Carlos Magno na primeira experiência de construção da cristandade medieval.
  • Percorrendo a história cristã foi o catolicismo popular que deu vida e movimento ao catolicismo oficial ou clerical, pois, o calendário com os seus santos, a vida das paróquias, as romarias, o “ano santo”.
  • O cristianismo é a religião da "Palavra", não de um verbo escrito e mudo, mas do Verbo encarnado e vivo"(S. Bernardo).
  • Neste sentido, os Estados considerados elementos constitutivos do Vaticano, lhes conferem soberania, ou seja, território, governo e nação, denotando o espaço geopolítico de atuação das Igrejas Católicas locais.
  • A Santa Sé, que se caracteriza como um ente internacional autônomo, com dupla natureza, uma política e outra religiosa, traçou e articulou a execução de ações para a recristianização das instituições públicas e civis brasileiras, como parte da sua política de Estado.
  • Os autores desta coletânea não consideram a religião como um absoluto, uma essência fora das contingências históricas e culturais.


"O Antônio Conselheiro não era padre nem bispo, então ele não fazia parte oficialmente daquele grupo que poderia dar conselhos, mas resolveu por conta própria ser um líder católico", afirma Lopes. Ao mesmo tempo, todos sabemos e todos precisamos saber ainda mais o que é cristianismo. Aquela época, polêmica e agitada, testemunhou uma sequência de eventos ocasionados pelas 95 teses de  Martinho Lutero.

Igreja Ortodoxa



E como Igreja, é instituição responsável pelos católicos espalhados pelo mundo1. Importante salientar, aqui, que na menção da Igreja, o Estado e as instituições pragmáticas mantem suas funções religiosas, como objetivo da propagação da doutrina católica, e de políticas com finalidades a garantir a execução interna e externa, visando à manutenção institucional católica ante o seu próprio tempo. O presente estudo tem como objetivo analisar e descrever a História da Igreja Romana para o Brasil, seus objetivos e fundamentos derivados da Igreja Católica Apostólica Romana para sua inserção na política brasileira.  site com maiores detalhes  levar a pesquisa ao seu fim, definiu-se um principal instrumento analisando as estratégias com o modelo da Santa Sé e sua relação e importância para o Estado Brasileiro, dentro da hierarquia eclesiástica local.

  • A tradição e o magistério da Igreja garantem a interpretação autêntica da revelação bíblica e constituem a fonte da riquíssima vida litúrgica da Igreja, através da qual prestamos ao Senhor toda a honra, glória e louvor.
  • Eles acreditam na autoridade especial do Papa, que outros cristãos podem não acreditar, enquanto que os cristãos são livres para aceitar ou rejeitar os ensinamentos individuais e interpretações da Bíblia.
  • Desde então, a Igreja Católica já teve 264 papas, entre eles João XXIII, um dos mais populares de todos os tempos.
  • A partir deste momento, a Igreja Católica começou a se organizar e ganhar força no continente europeu.
  • O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
  • Outrora essa fé se conectava à tradicional dinâmica econômica do espaço, fundamentada na pecuária e na cotonicultura.


Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma. A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final. O Cristianismo tem sua origem na figura de Jesus Cristo, um judeu da Galileia, pois seus pais terrenos (Maria e José) eram judeus, descendentes de Abraão. Após o batismo, ele foi batizado por João Batista, Jesus começa a sua missão de levar a palavra de Deus e fazer milagres.

Vida De Jesus: Nascimento Virginal, Ressurreição Corporal


Existem práticas religiosas populares que são seguidas mesmo por intelectuais. Nem sempre no catolicismo popular se respeita a diversidade, principalmente no que se refere à religiosidade. Embora, aqui no Brasil, as devoções populares tenham forte influência de religiões africanas, ainda há muito preconceito com relação a práticas. No entanto, é muito comum católicos tradicionais frequentarem, embora que às escondidas, centros espíritas, e rituais de umbanda e candomblé. Naquela época, logo depois do Primeiro Século, diversas interpretações da doutrina cristã e outras religiões pagãs se faziam presentes no contexto europeu. Foi através do Concílio de Niceia, em 325, que se assentaram as bases religiosas e ideológicas da Igreja Católica Apostólica Romana.

  • Por um lado, as heresias, seitas e ritos pagãos interpretavam o texto bíblico de forma independente ou não reconheciam o papel sagrado da Igreja.
  • Em síntese, outros assuntos preocupavam a Nunciatura e a Secretaria de Estado da Santa Sé, dentre eles, a eleição de presidente da República no país.
  • O termocatólicovem de uma antiga palavra grega para universal e, por muitos séculos após sua ascensão inicial ao poder, o catolicismo reinou como a fé quase universal do mundo ocidental.
  • Desde o século XI, introduziu-se também o uso da tiara, como símbolo do poder eclesiástico.
  • O Concílio de Trento representou, sem dúvida, um evento de excepcional importância da Igreja Católica e suas repercussões se prolongaram pelos séculos seguintes.