Já os religiosos o perseguiam pelas verdades incômodas que eram ditas sobre a religião Romana e por ele se intitular Filho de Deus. Por conta desse incômodo e medo, Cristo foi crucificado da forma mais cruel possível, sendo acusado de blasfemar. É de supor a alegria de alguns crentes nominais ao saberem que não seriam mais perseguidos, que poderiam galgar cargos públicos, que seriam chamados de amigos do imperador. Ainda estavam vivas na memória daquele povo as lembranças das atrocidades de Nero, aproximadamente desde o suplício do apóstolo Paulo, e tais lembranças continuaram vívidas através dos séculos.
- A conjugação de judaísmo e cultura helênica é um dado fundamental para compreendermos adequadamente o que é cristianismo.
- Após a morte de Plínio Corrêa de Oliveira, a TFP se dividiu em duas correntes, uma ligada a um grupo de fundadores da TFP que eventualmente formaram o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e outra liderada por João S. Clá Dias, que ficou com o nome, as propriedades, o brasão e os direitos da associação no Brasil.
- Após Henrique VIII ser excomungado, foi decretado na Inglaterra o Ato de Supremacia, pelo qual o soberano inglês passava a ser o chefe supremo da Igreja da Inglaterra.
- Imitando o gesto de Jesus Cristo na Última Ceia com seus discípulos, os sacerdotes lavam os pés de 12 pessoas.
A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final. Dessa forma, a marca da romanidade da igreja deixou de ter a relevância que tivera no passado. Uma das consequências práticas dessa orientação foi a introdução das línguas vernáculas no culto, bem como a adoção progressiva do traje civil pelo clero. Após cerca de 400 anos de reação e resistência contra os avanços do mundo moderno, a Igreja Católica iniciou um processo de maior abertura com o Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1968. Entre as conquistas mais expressivas dessa assembleia episcopal, deve-se ressaltar a afirmação de que a fé católica não se vincula diretamente a nenhuma expressão cultural em particular, mas deve adequar-se às diversas culturas dos povos aos quais a mensagem evangélica é transmitida. A mentalidade conservadora da Igreja Católica perdurou nos séculos seguintes, o que provocou a hostilidade da nova burguesia liberal contra a Companhia de Jesus, expulsa de vários países na segunda metade do século XVIII.
Símbolos Do Cristianismo: Quais São?
E tais palavras do Doutor da Graça (Sto. Agostinho) são tão próprias dele, pois segundo São Jerônimo, o bispo não conhecia o grego. Pois Gabriel sauda no original grego à Nossa Senhora como "kecharitomene", isto é, "agraciada", mas de uma forna que no grego recua esse agracia à Maria desde a sua origem, em outras palavras, desde sua concepção no seio da Senhora Sant'Ana, mãe da Sempre Virgem. Ora, outros discípulos de Cristo foram chamados de agraciados, mas sempre no original grego "charitoo", NUNCA "kecharitomene" como é o caso da Theotokos Virgem Maria.
- O inferno é uma auto-exclusão da graça, é uma pessoa que no uso do seu livre arbítrio rompeu com Deus, em pecado grave e insistiu em permanecer no pecado grave.
- O culto cristão foi progressivamente adaptado às formas de expressão mística do Oriente e sua liturgia passou a empregar a língua grega.
- O catolicismo tem à missão universal da igreja, uma vez que os católicos são projetados para toda a humanidade.
- Mesmo antes de o universo existir, Jesus já havia decidido morrer pela humanidade que nem existia ainda!
- Mas em países de clima temperado ou frio, onde primavera, verão, outono e inverno são mais demarcados, é contagiante a alegria com que o verão é celebrado, depois de meses de dias curtos, temperaturas frequentemente negativas e poucas possibilidades de interação social.
- A teoria da imortalidade natural da alma proveu o embasamento necessário para abrigar o dogma católico da assunção de Maria.

O Imperador Constantino converteu-se ao Cristianismo e permitiu o culto dessa religião em todo o Império. site com detalhes disto tornou a religião oficial do Império Romano por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica. Com a mesma ênfase na vocação da Igreja à universalidade, o catolicismo ortodoxo se distingue contudo do catolicismo romano por certas doutrinas e práticas que o cristianismo do Oriente considerou, no decurso dos séculos, mais próximas ao espírito dos cristãos primitivos.
Brasil
Os seguidores de Ário acreditavam que Jesus Cristo tinha uma natureza humana e divina ao mesmo tempo e, portanto, negavam a santíssima trindade. Os partidários do arianismo e das demais correntes cristãs foram considerados movimentos heréticos após o Concílio de Nicéia. O catolicismo é uma das inúmeras visões despertadas pelo cristianismo, com base no reconhecimento de Jesus de Nazaré como o Messias. Igualmente, no Brasil, se verifica uma mistura das religiões de origem africana como o Candomblé e a Umbanda com o Catolicismo. Rezar segurando a veste de um santo, fazer promessas e simpatias, entre outros, são práticas que caracterizam o catolicismo popular.